Com mais essa etapa da desinfecção de ruas e vias de grande movimentação na cidade com uso de hipoclorito, composto químico utilizado como desinfetante, Contagem dá mais um passo rumo ao combate do coronavírus.
Na noite da última sexta-feira (24/4), a movimentação chamou a atenção de quem passava pela Praça 21 de Abril, a praça da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ressaca. A praça e todo o seu entorno comercial passaram pelo procedimento, que consiste na aplicação de hipoclorito com posterior uso de jato de água, após 30 minutos. No local foi montada uma verdadeira zona de desinfecção, para que as dezenas pessoas envolvidas pudessem de desinfectar.
[caption id="attachment_55398" align="alignleft" width="300"] Foto; Ricardo Lima[/caption]O processo todo começou no dia 20. Desde então, pontos nas regionais Industrial, Sede, Petrolândia, Eldorado e Ressaca passaram por processo similar de desinfecção. Ao todo, 35 pontos da cidade passarão pelo mesmo procedimento.
Antes da aplicação do produto, comerciantes e motoristas são orientados a baixarem as portas e a estacionarem seus veículos em outras vias. Em cada operação são utilizados cerca de 20 mil litros do composto químico e aproximadamente 30 mil litros de água. Cerca de 60 pessoas participam de cada ação, entre agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon), da Guarda Civil de Contagem (GCC), da Defesa Civil Municipal, de Combate às Endemias (Secretaria Municipal de Saúde) e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais.
A Defesa Civil Municipal é o órgão que coordena toda a operação. O coordenador da Defesa Civil de Contagem, Samuel Lara, explica que, com a ação de ontem, foram já utilizados 90 mil litros de hipoclorito e 150 mil litros de água. Ele ressalta o êxito da operação: “A ação de Desinfecção das Áreas Comuns ontem em Contagem foi um sucesso. Tivemos o apoio de vários moradores nós transmitindo frases e gestos de apoio. Está ação também leva esperança de que podemos lutar e vencer este desafio juntos”!